atendimento: (11) 50714433
acompanhe nossas redes:

pesquise nossos serviços

QUEM SOMOS

A ABRICEM

Nossa História

Conheça a trajetória, missão, visão e os valores de nossa empresa.

A ABRICEM – Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética, foi fundada em 1989 por um grupo de empresas e instituições que, vivenciando esse fenômeno em outros países, trouxeram ao Brasil através de seu corpo técnico experiências que originaram a criação de uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de preparar a comunidade para lidar com esse fenômeno de forma mais consciente e econômica.

Desde sua fundação, a ABRICEM pode de certa forma acrescentar ao país como um todo uma visão bem ampla sobre o problema da Compatibilidade Eletromagnética e suas conseqüências. Foram criados projetos de normas que se transformaram em normas brasileiras que hoje protegem tanto a indústria como usuários de equipamentos eletroeletrônicos dos efeitos causados pelos Campos Elétricos e Magnéticos de baixa e alta freqüência.

Por ocasião da implantação da Telefonia Celular no Brasil, representantes da ANATEL procuraram a ABRICEM para apresentar uma proposta de regulamentação sobre a exposição humana a campos elétricos e magnéticos de alta freqüência. A ABRICEM, que já mantinha estudos nessa área com grupo multidisciplinar, imediatamente preparou uma proposta que é a que hoje vigora como regulamentação. Cumprida essa meta a ABRICEM continuou sua tarefa de trazer para a comunidade esclarecimentos técnicos e científicos embasados pela OMS - Organização Mundial de Saúde, os quais foram utilizados como referência para a proposta apresentada à ANATEL.

Por questões de prioridades e orçamentos, a ABRICEM não pode mais manter os estudos que vinha realizando nessa área, tendo sido necessária uma estratégia para que a ABRICEM não encerrasse suas atividades. Dessa forma, o estatuto da ABRICEM foi modificado, se transformando em um Instituto, sem fins lucrativos e com isenção total, isto é, deixaram de fazer parte da ABRICEM as empresas que voluntariamente a mantinham, ficando somente fazendo parte de um Conselho Consultivo — instituições também isentas.

A parceria de seus profissionais com especialistas de outras instituições líderes nas áreas tecnológicas de energia e de TI, com reconhecida formação acadêmica e ampla experiência, agrega à ABRICEM expertise plena para a elaboração e a coordenação de projetos de engenharia e de meio ambiente.

Nos especializamos na emissão de Laudos Técnicos de alta e baixa frequência, atestando a conformidade com as regulamentações vigentes. Realizamos o primeiro Laudo Radiométrico de uma Estação Rádio Base de Telefonia Celular, que foi adotado como referência nacional, sendo ainda hoje esse mesmo modelo, de maneira mais simplificada, utilizado.

Com isso, pudemos dar continuidade à principal tarefa da ABRICEM, desde sua fundação: trazer ao país um conhecimento sobre a influência dos campos elétricos e magnéticos de baixa e alta freqüência, e suas conseqüências tanto para a indústria como para os seres humanos. Não se pode deixar de mencionar, que a ABRICEM, nesses seus anos de atuação, já emitiu mais de cinquenta mil laudos técnicos de baixa e alta freqüência, tanto teóricos como com medições em campo.


NOSSA MISSÃO

Fornecer, com toda competência, projetos de engenharia e de pesquisa, voltados para melhor desempenho de sistemas tecnológicos, da qualidade de vida do homem e da preservação do meio ambiente.

NOSSA VISÃO

Ser uma empresa inovadora, com qualidade técnica, competitiva, auxliando nossos clientes com as suas necessidades.

NOSSOS VALORES

Comprometimento, eficiência, pontualidade, viabilidade, mão de obra qualificada para execução dos serviços e a satisfação de nossos clientes é a nossa marca.